“Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou
EBENÉZER, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)
O propósito da republicação desta Pastoral é celebrar nossa gratidão a Deus por tudo que Ele nos concedeu, neste ano de 2018, que está se findando. Foi um ano difícil, mas de bênçãos! Um ano de lutas, mas de vitórias! Um ano de dificuldades, mas de aprendizado! Um ano de apertos financeiros na Igreja e nas famílias! Por tudo isso, podemos bradar bem alto e a bom som: “EBENÉZER! Até aqui nos ajudou o SENHOR!”
A expressão “até aqui” simboliza uma mão que aponta o passado. Passaram-se dois, cinco, nove ou doze meses, anos e anos, e, apesar disso, “até aqui nos ajudou o Senhor!”. Na pobreza ou na riqueza, na doença ou na saúde, na pátria ou fora dela, na terra ou no mar, em honra ou em desonra, na tristeza ou na felicidade, na aflição ou no triunfo, na oração ou na tentação, no lar ou fora dele, “até aqui nos ajudou o Senhor!”.
A expressão “até aqui” nos indica também para frente. Quando uma pessoa quer sinalizar um percurso e marca “até aqui”, não está dizendo que é o final; indica que ainda não chegou ao fim e que tem ainda que percorrer certa distância. Nesse caminho, vão ter mais provas, mais alegrias, mais tentações, mais triunfos, mais orações, mais choro diante do Eterno, mais respostas, mais cansaço, mais fadigas, mais forças, mais lutas, mais vitórias. Depois virão as doenças, a velhice e a morte. Com isto termina tudo? Não! Ainda existe mais: a visão de nossas vestes de sermos semelhantes a Jesus, os relâmpagos, as harpas, os cantos, os salmos, os vestidos brancos, o rosto de Jesus, a companhia dos santos, a glória de Deus, a plenitude da eternidade e a imensidão da Sua glória.
Coragem, ânimo meu irmão, minha irmã! Com grata confiança levantemos nosso “Ebenézer”, ou seja, “nossa pedra de ajuda”, que é Jesus, pois é Ele Quem nos ajudou até aqui, e Ele nos ajudará até o fim de nossa jornada. A fidelidade do Senhor é eterna, sua misericórdia se renova a cada manhã. Deus nunca falha, Suas promessas são verdadeiras, seu pacto é eterno.
Você se lembra de algumas destas promessas de Deus feitas para você ao longo deste ano, baseadas na Sua Palavra? Foram cumpridas ou estão para se cumprir?
- “Com amor eterno Eu te amei”
- “Deixo a minha paz com você, minha paz eu lhe dou!”
- “Derramarei minhas bênçãos sobre os filhos de vocês!”
- “Eis que faço novas todas as coisas”
- “Eis que trarei saúde sobre Vocês e os sararei”
- “E tudo quanto fizer, prosperará”
- “Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta (de seu coração), eu entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap. 3:20)
- “Eu farei os desejos do teu coração”
- “Eu irei adiante de ti”
- “Eu levanto a tua cabeça, não te envergonharás”
- “Eu lhes darei descanso”
- “Eu mesmo irei contigo”
- “Eu nunca me esquecerei de você”
- “Eu perdoarei teus pecados e sararei a sua terra”
- “Eu restaurarei a tua posteridade”
- “Eu sararei a tua nação”
- “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”
- “Eu Sou o Senhor teu Deus e teu Salvador”
- “Eu Sou tua ajuda, Eu Sou teu consolador”
- “Eu te darei conselhos e velarei por ti”
- “Eu te escolhi no ventre de tua mãe e nunca te deixarei”
- “Eu te guardarei em todos teus caminhos”
- “Eu te livrarei no dia da angústia”
- “Eu te protegerei por onde você queira ir”
- “Eu vou enxugar de teus olhos todas as tuas lágrimas”
- “Eu vou fazer você desfrutar da minha salvação”
- “Fortificarei os teus ossos”
- “Meus olhos estão sobre ti”
- “Minha é a vingança, Eu retribuirei, diz o Senhor”
- “Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti”
- “Não te sintas angustiada, Eu Sou teu Deus que te ajuda”
- “Não temas, Eu estou contigo”
- “Nunca perverterei a justiça e juízo”
- “Nunca te deixarei e jamais te abandonarei”
- “Outra vez abrirei rios no teu deserto e caminhos na tua solidão”
- “Põe tua esperança no Senhor”
- “Sempre estarei contigo por onde quer que andares”
- “Tornarei teu pranto em gozo”
- “Você (igreja) é a menina dos meus olhos”
Como é maravilhoso o panorama que essa expressão “até aqui” apresenta aos nossos olhos, quando consideramos a ação de nosso único Senhor e suficiente Salvador pessoal: JESUS CRISTO!
Querido, irmão, querida irmã, renda graças a Deus por estar terminando bem este ano de 2018, mesmo com os problemas enfrentados, e por estar prestes a receber o novo ano de 2019!
Há muita coisa a ser feita para realizar os propósitos de Deus em tua vida, na vida da Igreja e na expansão do Reino de Deus. Mas não se esqueça de que “até aqui o Senhor o ajudou!”
Feliz celebrações com sua família!
FELIZ E ABENÇOADO ANO TODO DE 2019!
Pr.Ageo Silva
(adaptação)